Para começar num processo de emagrecimento, hà bases muito importantes que temos de ter o mìnimo de conhecimento para poder usà-las. Uma das coisas mais importantes a ter em conta são as calorias, e infelizmente uma grande maioria não sabem como funciona e outra grande maioria dessa mesma não têem paciência para aprender. Mas è muito importante minha gente, mesmo indespensàvel... Eu vou tentar explicar aqui duma forma simples como funciona e garanto que não è complicado depois de conseguirem perceber.

Vou começar por explicar o porquê da importância das calorias para o nosso organismo. As calorias são como um combustivel para o nosso corpo, que so funciona devido à energia que essas calorias nos dão. O nosso corpo precisa de calorias para qualquer actividade e quero dizer mesmo TODAS! Atè a dormir estàmos a queimar calorias... :)
Para qualquer actividade o corpo consome uma certa quantidade de calorias, para umas mais para outras menos. Quanto maior o esforço, mais energia precisàmos e vice-versa. È ai que reside a questão...
Todos nòs com problemas de peso evidentemente consumimos mais calorias do que precisàmos, e pior, està provado que a maior parte das pessoas com problemas de obesidade comem durante a noite, altura do dia que o metabolismo abranda e o corpo não consome tantas calorias, e os que entram a mais são armazenados.

O maior problema è perceber a quantidade de calorias que cada alimento tem, e quais os alimentos que são bons para o nosso organismo. Não è complicado, è uma questão de vontade, tempo e paciência.
Existem inùmeros sites onde apresentam tabelas calòricas de cada alimento, mais tarde postarei aqui alguns para vos facilitar a pesquiza.Os alimentos na maioria têem uma tabela calòrica onde podem ver o que estão a consumir. Tambèm explicarei como ver isso mais para a frente.

Para começar è importante perceber que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de calorias, tudo depende da idade, sexo, tamanho e tambèm das actividades que pratica diàriamente.
No geral um Homem precisa de consumir entre 2000 a 2500 calorias diàrias e uma mulher entre os 1800 a 2300 calorias diàrias. Como não existe uma forma de descobrir a quantidade que cada um de nòs precisa è dificil de saber. Mas aprendi um pequeno teste que ajuda a descobrir a mèdia de calorias diàrias que precisàmos.
Durante uma semana escolha uma mèdia de calorias a consumir, posso dar um exemplo que não sei se serà correcto mas foi como fiz, 1500 calorias para as mulheres e 1800 para os homens. Se nessa semana emagrecer significa que o seu corpo precisa de mais de 1500 ou 1800 calorias por dia, se engordar significa que precisa menos e se o peso se manter significa que è exatamente isso que precisa diàriamente.
A partir daì começa a fazer a sua pròpria dieta baseando-se nas calorias que consome.
Quando começar o processo de emagrecimento è importante que inclua tambèm algum execìcio fìsico, eu pessoalmente escolhi as caminhadas jà que não sou adepta dos outros tipos de exercicio, MAS que são muito importantes para tonificar os mùsculos e tenciono ir adicionando aos poucos.

Depois de ter consciência aquilo que està a comer convèm tambèm perceber aquilo que està a gastar, tambèm hà tabelas a explicar a quantidade de calorias que se queimam em cada actividade.
Eu tento usar o que aprendi com o tal programa telivisivo que falarei no pròximo post, que è queimar aquilo que consumo. Ou seja se comer uma banana por exemplo que tem em mèdia 80 calorias, eu faço um exercìcio onde gasto essas 80 calorias (com a ajuda da minha wiifit :)
Depois com a ajuda das caminhadas que numa simples meia hora se gasta 276 calorias (tudo depende da pessoa) è o suficiente para se começar a perder peso.

Eu pessoalmente perco em mèdia 4 kilos por mês, o que podem estar a achar "Tão Pouco" mas em 3 meses e meio perdi 15 kilos o que jà è muito e sei que daqui a meio ano não continuarei a ser uma pessoa obesa e estarei mais perto do meu objectivo final. E depois mais vale perder 50 gramas do que ganhà-los, è o meu lema. Eu jà quis perder peso ràpidamente e nunca o consegui. E hà que ter em conta que sou uma dona de casa não saio muito e por isso não me movimento como devia, com isso quero dizer que quanto mais se mexerem mais calorias estão a queimar e mais gordura eliminam.

Resumidamente, calorias è a quantidade de energia que cada alimento possui, energia essa que o nosso organismo necessita para um bom funcionamento.
A quantidade de energia que consumimos diàriamente depende da nossa idade, sexo, tamanho e actividades que praticamos diàriamente.
Em mèdia um Homem necessita entre 2000 a 2500 calorias diàrias uma Mulher entre 1800 a 2300 calorias diàrias.

Estas são as bases necessàrias para começar um processo de emagrecimento saudàvel.
Nos pròximos posts irei explicar a diferença entre as calorias, falarei dos carbohidratos gorduras etc.
Não deixem de visitar o meu blog porque ainda hà muito mais para adicionar.
Bjkas

0 comentários:

10% off O'Neill boardshorts, clothing
BigelowChemists.com
Powered By Blogger