Aprender a ler a Tabela Nutricional que
          vem nos Ròtulos dos Alimentos!

Hà uma percentagem de pessoas que tentam ler as Tabelas Nutricionais mas como não percebem nada desistem, hà outra percentagem que nem se dà ao trabalho de as ler. As duas percentagens juntas fazem a maioria da população portuguesa. O que è mau, porque para as pessoas aprenderem
a comer saudàvelmente, tinham tambèm que perceber o que estão a comer e saber interpretar as informações apresentadas nos produtos.


Eu vou tentar dar uma breve explicação, conforme o meu conhecimento.
Antes de escolher um alimento  procurem no ròtulo: Lista de Ingredientes ou sò Ingredientes, e Tabela Nutricional. Em primeiro lugar dêm uma vista de olhos aos ingredientes ( não escolham produtos com muitas adições quìmicas). E em seguida vejam a tabela nutricional. Se leram a minha
ùltima mensagem sobre a Nutrição, jà sabem que tipos de nutrientes necessitàmos.
Là tambèm fala da percentagem que devemos ingerir diàriamente de cada nutriente.
Nas Tabelas Nutricionais vem descrito a quantidade que o alimento tem de cada nutriente, e o valor diàrio recomendado com as siglas "VDR%" .


EXEMPLO:                             Por 100g                  Por Porção (30g)
VALOR ENERGÈTICO:       546 kcal                   164 kcal   (Isto è a quantidade de calorias que cada alimento tem, por 100g e por porção, ou seja por saca ou embalagem.)
PROTEÌNAS:                             5,8g                          1,7g       (sabendo que precisàmos de 20g de proteìnas diàrias, usàmos este valor para fazer as contas.)

GLUCIDOS(ou carbohidratos): 52g                         15,6g    (falarei sobre eles numa outra mensagem.)
dos quais açucarados:                0,5g                          0,2g      Lipidos (ou gorduras):               35g                           10,5g  (falarei igualmente deles numa outra mensagem) 
dos quais saturados:                 3,1g                           0,9g
Fibras:                                        4g                             1,2g    



Isto è o que geralmente vêem numa Tabela Nutricional, pode variar conforme as marcas etc, mas
normalmente è isto que podem ver.
Ao terem conhecimento a quantidade de calorias que o alimento tem, sabem a quantidade que podem ou devem comer. Como tambèm podem analizar atravez da tabela se o alimento vai contribuir para o bom funcionamento do metabolismo, ou se terà açucar ou gordura a mais que o metabolismo não vai utilizar para queimar mas sim vai armazenar. Evitem esses alimentos ricos em açucares e gorduras, são eles os maiores culpados do nosso "pequeno" excesso de gordura :)

Depois de saberem ou terem a noção bàsica de como ler uma Tabela Nutricional, vai ser muito mais fàcil para vocês fazerem a contagem das calorias e saberem ao certo do que estão a meter à boca.
E depois de vocês ganharem essa noção, quero ver se conseguem se sentar à frente da T.V. com
um batalhão de comida :) No mìnimo vão ficar enjoados depois de perceber o excesso de comida que estão obrigar o vosso organismo a ingerir.



Agora que começam a perceber um pouco mais disto das calorias e como funciona, vou-vos explicar outra coisa que è uma enorme ajuda para perder peso.
Saibam que meio quilo de gordura equivale a cerca de 3500 calorias...
 Ou seja, por cada 3500 calorias que està a ingerir a mais que o seu corpo não queime, està a ganhar meio quilo.
Mas a cada 3500 calorias que o seu corpo queimar està a perder meio quilo de gordura armazenada...
Se reduzir a ingestão de calorias diàrias para pelo menos 500 calorias do que precisa, no fim da semana prefazem as 3500 calorias, se adicionar a isto algum exercìcio fìsico... Deixo para vocês as contas :)


Como hà alimentos que não trazem tabela calòrica, lògicamente... eu vou tentar postar aqui uma para vos ajudar. Hoje não devo de postar mais nada, mas assim que puder faço isso.

Bjs!

0 comentários:

10% off O'Neill boardshorts, clothing
BigelowChemists.com
Powered By Blogger